Brasil,  Destinos

Theatro Municipal de São Paulo oferece apresentações musicais gratuitas

Amo o centro de São Paulo. Viaduto do Chá, Av. São João, Sé…

Desde criança adorava caminhar com minha mãe naquela região e sentir o cheiro dos lanches sendo preparados nas padocas, os movimentos apressados das pernas ocupadas correndo para o trabalho, a chuva que caia lentamente deixando o ar mais leve.

Acho a arquitetura e ruas apertadas com o chão cinza e branco uma volta ao estudo de história do Brasil. 

Resolvi abafar a tristeza de lembranças antigas em que via crianças da minha idade, na época com 8 anos, caminhando com um saquinho transparente, cheirando cola de sapateiro, de olhar e estômago vazios, sem esperança.

Ao rever o centro depois de anos, poucas coisas tinham mudado. Ainda era visível as diferenças sociais. Ainda era possível observar pessoas drogadas caminhando sem rumo ou crianças e adolescentes desabrigados. Tudo isso traz um ar de insegurança que nos impede, muitas vezes, de sentir outras verdades sobre essa cidade tão dinâmica que é São Paulo.

Pra quem conhece São Paulo de verdade sabe que há muitos movimentos sociais lutando contra situações como essas, acredito que muita evolução aconteceu, mas o caminho continua sendo longo e difícil.

Entre toda essa luta, há no centro de São Paulo um pólo de artes que oferece apresentação de música, dança e teatro gratuitos para a população através dos próprios alunos da Fundação Theatro Municipal de São Paulo que também administra as escolas municipais de música e dança – pioneiras no Brasil – e alguns dos mais importantes corpos artísticos do país, como a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, o Balé da Cidade de São Paulo, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, o Coro Lírico Municipal de São Paulo e o Coral Paulistano.

A Fundação Theatro Municipal é também responsável pela Central Técnica do Theatro Municipal, no bairro do Pari, em São Paulo, onde são confeccionados e armazenados os figurinos e cenários das óperas.


“A música tem o poder de igualar, unir e “descolorir” as pessoas…” 
― Anamaria Pitangueira

O Theatro Municipal historicamente foi construído para atender ao desejo da elite paulista na época, mas hoje está acessível a todos. Há várias apresentações gratuitas e os ingressos são concorridos. É necessário comparecer com 1 hora de antecedência na bilheteria.

Em 2013 foi inaugurada a Praça das Artes na avenida São João que também faz parte da Fundação Theatro Municipal e oferece apresentações artísticas.

Para quem quiser conhecer os prédios, pode participar de uma das visitas guiadas também gratuitas. 

Vale muito assistir uma apresentação no Theatro Municipal, a acústica é incrível. Um presente para todos os sentidos.

Serviço:

Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé – São Paulo, SP
Mais informações no site: http://theatromunicipal.org.br