Brasil,  Destinos

Roteiro de um dia com trilha e jantar nas montanhas de São Paulo

Como fazer uma trilha e ter energia para fazer uma viagem de 3 horas de percurso ida e 3 horas de volta para casa?

Eu estava em busca de uma aventura de um dia que além de um momento relaxante me trouxesse uma sensação de maravilhamento e claro, fosse um percurso barato.  

Encontrei algumas informações sobre a trilha da Pedra do Baú e apesar de não achar as imagens muito empolgantes pensei que seria interessante conhecer um parque reconhecido como Monumento Natural Estadual.

A área é parte da Mata Atlantica da qual restam apenas 7% da sua porção original :(.

Como chegar saindo de São Paulo

A Pedra do Baú está localizada em São Bento do Sapucaí, há 192 Km da capital de São Paulo, sendo divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. 

Chegando na cidade de Campos do Jordão,  pegue a Estrada da Campista Km 21, Bairro Campista. O Monumento natural é bem localizado, tem placas bem sinalizadas e o GPS funciona muito bem. A distância entre Campos e São Bento é de mais ou menos 1 hora em uma estrada arborizada cheia de curvas, sobes e desces.

A experiência 

Sem muitas expectativas, chegamos no parque da Pedra do Baú, onde cada pessoa deve pagar uma taxa de conservação (R$10,00/ valor de 2018). O valor do estacionamento está incluso.

Após estacionar o carro, há uma subida de mais ou menos 20 minutos até o primeiro Mirante. Essa subida pode ser feita de carro no caso de pessoas com mobilidade reduzida.

Quando chegamos neste lugar a vista é sim de tirar o fôlego, estávamos há uma altura de mais ou menos 1.800 metros, o céu estava azul e o ar fresco proporcionando uma sensação de leveza e liberdade. 

O sol de setembro é um sol que queima de leve e em conjunto com a brisa das montanhas fez com que o cenário ficasse ainda mais perfeito.

A partir deste ponto é possível escolher entre 3 opções de trilha:

TRILHA DO BAUZINHO
Extensão: 470m
Duração: 30 minutos
Altitude 1.829 m
A trilha oferece uma vista de São Bento do Sapucaí e de parte da Pedra do Baú, ideal para contemplação e relaxamento.

TRILHA ANA CHATA
Extensão: 3.800m
Duração: 2 horas
Altitude: 1.770 m
Esta trilha leva ao topo da formação rochosa Ana Chata e tem um nível de dificuldade moderado.

TRILHA DO BAÚ
Extensão: 4.000m
Duração: 3 horas
Altitude: 1.892 m
Esta trilha tem alto nível de dificuldade. A trilha, em um certo ponto tem uma escadaria de ferro de 600 degraus levando ao topo da Pedra do Baú.

Para quem pratica escalada com equipamentos é possível faze-lo na Pedra do Baú, quem não é profissional mas quer se aventurar pode  optar pela contratação de guias pelo telefone recomendado pelo parque (12 3971 2453).

Como tinhamos vários planos para apenas um dia, escolhemos a Trilha do Bauzinho que é a mais curta. Caminhamos por uma trilha bem sinalizada e chegamos na Pedra do Bauzinho que oferece uma vista perfeita da Serra da Mantiqueira.

Vontade de deitar e morar lá.

Não queríamos ir embora, mas não tinhamos ido preparados com alimentos. Recomendo que leve lanches e fique para ver o sol se por. 

Dicas espertas:
Use roupas confortáveis;
* Há uma lanchonete na entrada, mas é permitida a entrada com lanche;
* Recolha seu lixo;
* Há acesso para cadeirantes até o mirante, a trilha do Bauzinho apesar de curta tem um acesso complicado para cadeiras de rodas;
* Se for com crianças fique atento pois não há cercas de proteção.

Após deixar o parque, decidimos ir jantar em Campos do Jordão. Vá preparado pois é uma cidade fria, a noite chegou na temperatura de 13°C. Andamos pela cidade que é muito charmosa. Os restaurantes tem preços variados a partir de R$28,00. Foi adorável.

Sites informativos:

www.saobentodosapucai.sp.gov.br