Destinos,  Estados Unidos

Perdidos no Grand Canyon- EUA

Agosto de 2012.
Estava muito quente, porque essa época do ano é verão nos Estados Unidos, mas não consegui ficar incomodada com o sol que queimava sem piedade.
Primeiramente minha reação foi olhar aquela paisagem e parar de respirar por alguns segundos.
S-u-r-p-r-e-e-n-d-e-n-t-e.

Se você é neurótico por celulares ou outros aparelhos eletrônicos…permita se esquecer deles. O silêncio no Grand Canyon é profundo e a paz que se consegue encontrar, confortante.
Sendo o segundo parque nacional mais visitado dos Estados Unidos, o Grand Canyon, localizado no Estado do Arizona é considerado uma das 7 maravilhas naturais do mundo e possui paredões que atingem mais de 2 mil metros de altura.
Todos os parques nacionais são muito organizados e possuem o Centro de informações para os visitantes fornecendo mapas e relatos históricos.Mas atenção!As informações são oferecidas em 9 línguas, não incluindo a Portuguesa (Mapas em Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Chines, Japonês e Koreano).
Para entrada nos parques nacionais é necessário o pagamento de uma taxa de mais ou menos R$50,00 ($25,00dollars-taxa de 2014) por veículo, caso decida ir de moto, bicicleta ou a pé (chegando de ônibus claro :P) a taxa é de mais ou menos R$ 25,00 ($12 dollars) por pessoa mas vale por 7 dias.Você receberá um cartão que pode ser apresentado  nos outros parques nacionais sem valores adicionais.
Já que Arizona é próxima de Utah e Nevada, também visitamos parques nacionais localizados nestes estados, porque aluguei um carro para fazer uma road trip que durou 20 dias mas falarei sobre isto em outras publicações.
Dentro do Grand Canyon percorre o rio Colorado (que banha 7 estados americanos), onde você poderá ter a incrível experiência de water rafting.Há agências que oferecem pacotes incríveis de passeio no  rio Colorado que vão de $200 a $3000,00 (dólares),  viagens essas que podem ser oferecidas de 1 dia a 14 dias com guias especializados em acampamentos, trilhas e demais aventuras.
Ao planejar seu passeio considere o tipo de experiência que gostaria de viver no parque que é gigantesco, e quando digo gigantesco falo sério (446km), sendo divido em duas regiões: Norte e Sul .
A distância de carro entre a região Norte e Sul é de 5 horas(335km de direção), mas vale a pena conhecer ambos que possuem vegetação e elevações distintas.
A região Sul do parque fica aberta o ano todo e oferece ótimas opções de estadia como áreas de acampamento e cabanas que devem ser reservados com antecedência através dos seguintes telefones e websites :On line: http://www.grandcanyonlodges.com/lodging/  
Dentro dos EUA (888) 297-2757
Fora dos EUA (303) 297-2757
Fax (303) 297-3175O preço do aluguel das cabanas varia de $83 a $440 dólares (por noite), dependendo do tamanho, privacidade e paisagem que o viajante exija.
Se você como eu, ama acampar, as áreas de acampamento são muito seguras e também oferecem a oportunidade  de conhecer pessoas de várias partes do mundo e o preço é muito acessível, a partir de $20 dólares.

Reservas podem ser feitas com até 6 meses de antecedência:Telefone: 1-877-444-6777 ou online: http://www.recreation.gov/

Já a região Norte do Grand Canyon fica aberta ao público somente de 15 de maio a 15 de outubro e também oferece locais para estadia que podem ser reservados pelo link abaixo:

http://www.fs.usda.gov/

http://www.recreation.gov/

Minha experiência acampando na parte Sul do Grand Canyon foi fantástica, mas previna-se contra o frio noturno em qualquer época do ano.No verão, enquanto os dias são muito quentes, sendo necessária a hidratação constante, as noites são estreladas e frias.

*Temperaturas no Grand Canyon

Graus Celsius estão representados em C:

SMLXL

SMLXL

SMLXL

Se espera ver neve, vá no inverno entre novembro e março.Mas fique atento!O parque também oferece transporte público para conhecer os principais pontos e vistas turísticas, serviço disponível somente de 10 de Maio a 5 setembro, confira no local o horário de funcionamento diário. O tour de ônibus é gratuito e tem como roteiro as principais paisagens, sendo que é permitido descer do ônibus em cada ponto, apreciar a paisagem e esperar pelo próximo ônibus, que geralmente não demora mais de 20 minutos.E quais as outras atividades oferecidas??

Muitos turistas desconhecem a variedade de aventuras que podem realizar no Grand Canyon e voltam para casa apenas com fotos boas, quando poderiam voltar com fotos e experiencias marcantes e fantásticas.

Como já citado anteriormente há o rafting no Grand Canyon que é um MUST DO (Deve ser feito!), mas que na maioria das vezes precisa ser agendado com meses e até  um ano de antecedência.

Na região Sul há trilhas que exigem solicitação de permissão para serem percorridas, 3 horas de viagem andando de mula, aluguel de bicicletas e passeio de helicóptero.Além disso você poderá assistir tanto do lado norte quanto do Sul um espetáculo de Nascer ou pôr do sol ou a Lua se destacando na imensidão.Para planejar o horário, visite o link http://www.nps.gov/grca/planyourvisit/sunrise_set_moon.htm
Dessa forma você poderá saber os horários do por e nascer do Sol e as fases da Lua de acordo com cada época do ano.

Alguns lugares para visitar

Grand Canyon SUL1-  Yavapai Museum of Geology

O museu de Geologia Yavapai possui um acervo fotográfico e histórico explicando a formação do Canyon.

2- Desert View

O Desert View Watchtower, foi construido em 1932 como uma réplica da torre pré-historica Indígena e esta direcionado para uma vista magnifica do Grand Canyon.Dentro da  torre voce podera apreciar pinturas realizadas na parede pelo artista de pinturas indigenas Hopi, Fred Kabotie.
No local, alem de tirar fotos e subir no topo da torre, voce podera tambem comprar lembrancinhas.A torre fica aberta diariamente das 9h as 5h.