Cachoeira do Jamil- Um paraíso secreto na zona sul de São Paulo
Saindo de São Paulo, depois de passarmos por bairros e mais bairros residenciais, dirigindo na estrada por mais ou menos 70km sem visão de nenhuma paisagem rural, utilizamos o GPS e não chegamos na cachoeira do Jamil. Não exatamente. Chegamos no ponto final do bairro Barragem e recebemos a informação de que a cachoeira estava a 12 kilômetros de distância dali.
Após este trecho, há boa sinalização para a cachoeira e percorre-se uma distância de 10 kilômetros de estrada de terra antes das subidas que são íngremes e com cascalho. Fomos com um carro Idea cheio de bagagens e 5 pessoas e foi preciso descer em determinado ponto para que o carro subisse.
Após a subida atravessamos a estrada férrea, adentramos a mata e chegamos na propriedade do Jamil. Parece que fomos teletransportados para um outro mundo, barulhos altos vindos da mata nos surpreendem e encantam e o único que nos faz lembrar que não estamos em um lugar totalmente secreto é o apito do trem.
A cachoeira do Jamil é uma propriedade privada, área preservada da Serra do Mar e oferece área de camping, banheiro e cozinha. Como bons acampantes, chegamos no local esperando acampar de forma rústica, mas o local era mais confortável do que esperávamos (pra quem gosta e está acostumado a acampar, ter banheiro e cozinha é luxo). Mas mais que isso, tinha uma área coberta e como a previsão era de chuva decidimos montar nossas barracas embaixo da cobertura.
A 500 metros deste galpão, após uma caminhada por uma estrada muito arborizada e com um fundo musical incrível de diversas espécies de pássaros, fica a área de acampamento oficial que é rodeada por pinheiros. Pense no cheiro deste lugar.
Passando a área de acampamento, começa mais uma caminhada pela margem do Rio Capivari, com trilha dentro da mata e visão de pequenas quedas d’água. Há em certo ponto, uma escada de concreto de 6 degraus que dá acesso mais facilitado às rochas e… que vista! Ah São Paulo, que bom seria se mais de ti tivesse sido preservado.
No fim da trilha essas águas correntes desembocam em uma prainha de águas calmas.
O anoitecer também oferece seu encantamento. Infelizmente não foi possível montarmos fogueira devido a chuva, mas ficar em silêncio ouvindo os barulhos que vinham da mata, não identificáveis para leigos, foi uma experiência curiosa. Voltamos a ser crianças tentando reconhecer os sons de uma sinfonia nunca ouvida antes e quando chegou a escuridão total e não era possível ver nada a nossa frente, diversos vaga-lumes roubam nossa atenção numa dança de pisca-pisca constante.
Natureza, o espetáculo de Deus para nos deslumbrar.
Como chegar:
Coloque no GPS Estrada Evangelista de Souza, 16. Quando chegar no ponto final de ônibus do bairro Barragem, continue em frente e verá placas de sinalização para a Cachoeira do Jamil.
Dicas:
*Água funda, caso vá com crianças ou pessoas que não sabem nadar, usar colete salva vidas pois há pontos incertos de profundidade;
* Há uma taxa a ser paga na entrada da propriedade, os valores são separados entre acampantes e somente visitantes, contate os responsáveis antes de ir acampar. Telefone (11) 96634-5204/ Facebook:@acachoeiradoJamil;
*Leve seu alimento;
*Local acessível para cadeirantes em bicicleta adaptada, será necessário auxílio no acesso às pedras da cachoeira;
* Há local reservado para banho, o banho é gelado, mas não será mais gelado que a água da cachoeira, você vai sobreviver, foco, hehehe.
Quer acampar mais? O aplicativo de acampamento MaCamp foi lançado na Adventure Fair 2018 e oferece guia de campings e campismo, notícias e divulgação de eventos e encontros (www.macamp.com.br)
Mais Informações:
http://www.cidadedesaopaulo.com/ecoturismo/atracoes/parque-serra-do-mar/